Sobre nós
A Metodologia Curupira foi criada em 2012 por um grupo de educadores/as visionários que queriam transformar a educação no mundo. A escola nasceu na cidade de Garopaba/SC com a educação infantil baseada em aproveitamento de materiais que iriam para o lixo e hoje atende até o 9º ano do ensino fundamental.
O Colégio Curupira surge do desejo de viver um mundo melhor, com educação e respeito, valorizando o meio ambiente e o sujeito como parte da sociedade com suas individualidades. O resgate de valores e o compromisso com a vida, sem deixar de considerar o processo para que isso seja conquistado, são essenciais para a instituição.
No contexto atual, as gerações vivem um desafio: transformar a realidade da escola e da sala de aula suprindo todos os anseios e mudanças que se apresentam. Como revolucionar a educação? Como motivar uma criança que já nasceu conectada com as tecnologias a ler um livro e/ou buscar o conhecimento de outras formas? Como preservar sua conexão com a natureza e com o meio diante da avalanche cibernética?
A partir de tantas reflexões, o Colégio Curupira decide apresentar um novo conceito de educação; descobrindo, experimentando, conhecendo e criando uma nova era, movido pela empolgação e pelo orgulho de poder participar da formação daqueles que virão a ser os protagonistas da nossa sociedade. O Colégio Curupira está comprometido com a preservação do planeta e a manutenção da vida através da educação, reconhecendo o ser humano e o indivíduo como parte do todo, consciente da sua responsabilidade e, principalmente, da sua relação e interdependência com o meio a sua volta.
Nosso principal objetivo é formar cidadãos conscientes, críticos e autônomos- inferindo-os uma visão positiva do futuro. Esse trabalho é pensado aliado ao trabalho do professor, que é o mediador desse processo, auxiliando o aluno a ter autonomia para tomar decisões e a ter segurança através da prática do respeito- ao entender as diferenças e as relações humanas.
A educação no Colégio Curupira se organiza a partir de práticas pedagógicas ativas, síncronas e assíncronas e sala de aula invertida. Todos os ambientes são locais de aprendizagem e estimulam-se as atividades ao ar livre- no jardim na escola, saídas de campo e atividades em contato com a natureza. Além disso, somos uma escola democrática: através das assembleias organizadas trimestralmente, temos a possibilidade de dar voz a todos que fazem parte da escola, como um organismo vivo que funciona a partir do pensamento e das opiniões de todos.
A escola defende práticas pedagógicas que colaborem com a formação integral de cada indivíduo, respeitando seus tempos e especificidades dentro desse espaço. Sendo assim o colégio tem como seu principal objetivo favorecer o protagonismo e autonomia dos alunos, garantindo que todos se sintam pertencentes e seguros nesse espaço para que a partir disso se apropriem dos objetivos, habilidades e conteúdos estipulados para cada faixa-etária.
Toda escola precisa se conectar com o cotidiano dos alunos e com suas experiências e relações sociais. Valorizamos o olhar pro indivíduo: suas necessidades, potencialidades e bagagens de aprendizagem. Por isso, o currículo do colégio é por competência: conhecimento, habilidade e atitude. Todas com o mesmo peso. Entender que a absorção do conhecimento só ocorre quando o aluno está num ambiente seguro, acolhedor em que possa ser quem é e expressar seus sentimentos sem medo, faz toda a diferença e é isso que fazemos aqui.
Conforme Projeto Político Pedagógico adotado pelo Colégio, a linha que norteia nosso trabalho é o sociointeracionismo e construtuvismo. No entanto, compreendemos que uma única metodologia não dá o aporte necessário quando o assunto é aprendizagem. Compreendemos que cada aluno é um ser único, com habilidades e potencialidades a serem desenvolvidas.
Acreditamos que uma teoria complementa a outra, pois, o que observamos é que a aprendizagem se dá através da interação com o objeto de conhecimento e seus pares, com o outro que é diferente de mim, mas depende fundamentalmente da fase de desenvolvimento em que o aluno se encontra. É muito clara para a percepção dos diferentes tipos de inteligências e da importância da rotina e da ordem para o desenvolvimento do intelecto.
Para finalizar, é importante dizer que os pilares da escola são: o Desenvolvimento Sócio Emocional, Cognitivo e o Pensamento Crítico. Na prática, esses objetivos são alcançados através da Aprendizagem Ativa, de um Currículo por Competências, Avaliação Sistêmica, Gestão Participativa, Projetos Interdisciplinares e Qualificação continuada da Equipe com auxílio de parceiros estratégicos na área de desenvolvimento de conteúdo e de ferramentas tecnológicas inovadoras.
MISSÃO
Ser um agente transformador na vida de cada indivíduo, a fim de torná-los cidadãos críticos, autônomos e criativos, por meio de uma educação integral (intelectual, físico, emocional, social e cultural) norteados por princípios éticos desenvolvendo habilidades, inteligências e competências para um mundo em constante transformação. VISÃO Ser excelência de práticas pedagógicas inovadoras, em um ambiente acolhedor com foco nos anseios e necessidades das novas gerações, que proporcione realização dos nossos alunos e satisfação dos colaboradores, pais, parceiros e comunidade contribuindo assim para uma sociedade inclusiva, sustentável e inovadora.
VALORES
● Compromisso com o desenvolvimento socioemocional.
● Valorização ao pensamento crítico e investigativo.
● Estímulo à criatividade como forma de solucionar problemas.
● Respeito à diversidade, às habilidades e às competências individuais.
● Estímulo à autonomia e independência.
● Promoção, capacitação e valorização do trabalho em equipe.
● Compromisso com a sustentabilidade, com a preservação dos recursos naturais, culturais, sociais e econômicos
● Foco no desenvolvimento do senso ético, integridade e transparência nas relações interpessoais. PRINCÍPIOS
● Sergentil com os colegas e professores;
● Parar para ouvir quando alguém estiver falando com você;
● Respeitar as diversidades prezando por uma comunidade escolar integrativa;
● Priorizar o trabalho em equipe;
● Compromisso com a sustentabilidade;
● Terautorresponsabilidade;
● Proibido o uso do celular nos ambientes da escola;
● Incentivar a consciência coletiva;
● Repensar sobre o lixo;
● Proibido o uso de qualquer tipo de agressão, seja verbal ou física
PRINCÍPIOS
● Sergentil com os colegas e professores;
● Parar para ouvir quando alguém estiver falando com você;
● Respeitar as diversidades prezando por uma comunidade escolar integrativa;
● Priorizar o trabalho em equipe;
● Compromisso com a sustentabilidade;
● Terautorresponsabilidade;
● Proibido o uso do celular nos ambientes da escola;
● Incentivar a consciência coletiva;
● Repensar sobre o lixo;
● Proibido o uso de qualquer tipo de agressão, seja verbal ou física.